A 8a edição da Poesia na Tela – Mostra Audiovisual de Tabira apresenta, de 01 a 05 de setembro, uma programação gratuita e diversa, com exibições de filmes, oficinas, lançamentos de livros, mesa de glosa feminina e ações ambientais. Além de Tabira, escolas e praças dos distritos de Borborema e Brejinho também recebem ações, ampliando o acesso e celebrando a cultura no Sertão do Pajeú. Este ano, além do foco na produção audiovisual da região, a mostra celebra seu compromisso com a diversidade, a partir de mostras temáticas em parceria com o Recifest, a Mostra Mulher de Cinema, a Cine Comunaty – Mostra de Cinema Indígena e o festival Polo Sur latinoamericano.

 

Criada em 2014, a Poesia na Tela nasceu como uma celebração, através do audiovisual, da cultura e da tradição poética do Sertão do Pajeú. Ao longo dos anos, o projeto vem evidenciando a pluralidade da produção local, sempre em diálogo, também, com as criações de outros locais de Pernambuco, do Nordeste, do Brasil e do mundo. Nesta oitava edição, a cidade de Tabira e distritos de sua Zona Rural recebem filmes de animação, documentários, ficção e outros gêneros.

Com destaque para os cinema produzido por mulheres, a edição celebra ainda a produção indígena, LGBTQIAPN+, da região do Pajeú e latinoamericana, com as curadorias especiais em parceria com as mostras Mulher de Cinema, Comunaty, os festivais Recifest e Polo Sur Latinoamericano; uma mostra dedicada à LPG Pajeú e uma Sessão Especial. As mostras especiais serão exibidas em escolas, convidando os alunos ao debate e à reflexão.

 

O protagonismo e a visibilidade das mulheres é um eixo fundamental do projeto, tanto nos filmes quanto nas ações paralelas, como a mesa de glosa formada por mulheres, que historicamente eram excluídas da prática tradicional do Sertão do Pajeú. A iniciativa se mantém esse ano, reunindo poetisas para a criação de versos no improviso.

Também mantendo seu compromisso com a conscientização ambiental, será realizada a ação Viveiro Itinerante, em parceria com S.O.S Poço Escrito, voltada para o reflorestamento da região.

 

A 8a Poesia na Tela – Mostra Audiovisual de Tabira é uma realização da Taquary Filmes e Tá Bonito pra Chover e incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Apoio cultural do Luzeiro Coletivo Cultural, Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira e Governo Municipal de Tabira. O projeto tem parceria com o Alvorada Cineclube, Cine Comunaty, Polo Sur Latinoamericano, 3aMostra Mulher de Cinema e Recifest.